Home / Sem categoria / Consórcio x Financiamento – Qual optar?

Consórcio x Financiamento – Qual optar?

Com tantas formas de empréstimo de dinheiro que existem no mercado hoje em dia, as pessoas acabam ficando em dúvida sobre qual opção optar. Por isso, viemos através deste artigo mostrar a você qual a diferença entre consórcio e financiamento e qual das duas opções é a melhor para você escolher.

Podemos dizer que tanto um quanto o outro são formas de te oferecer dinheiro para fins de comprar algo de valor, porém, existem muitos fatores que devem ser analisados antes de optar por um, como por exemplo, juros, taxas, parcelamento, valor de crédito entre muito outros.

No entanto, para você entender qual é a melhor opção e como cada um funciona, basta continuar seguindo nosso artigo.

Entenda a diferença entre consórcio e financiamento e saiba por qual opção optar

Para você saber qual dessas duas opções escolher, antes é preciso entender como cada um desses métodos de empréstimo funcionam, então, confira a seguir nossas explicações e entenda melhor.

Vamos começar pelo consórcio. O consórcio, para quem ainda não sabe muito sobre o assunto, é uma forma de “comprar” algo mais interessante do mercado, isto porque não é cobrada nenhuma taxa de juros.

Como o dinheiro sai através de sorteios ou por meio do lance maior, este tipo de modalidade é recomendado para as pessoas que não possui pressa em adquirir tal bem.

O principal perfil de um participante de consórcio necessita ser de uma pessoa que saiba poupar e que saiba planejar e programar a aquisição de seus bens.

Após estar participando de um consórcio, a qualquer momento você está sujeito a ser contemplado, porém, ao ser contemplado, você pode pagar o bem que deseja a vista e muitas vezes até conseguir um preço mais acessível.

Além desta vantagem, quem participa de um consórcio, como já mencionamos acima, não paga nenhum tipo de juros, somente algumas taxas administrativas que são bem em conta, mas variam de uma administradora de consórcio para a outra.

Cada financiadora ou administradora de consórcios é livre para colocar o percentual que será cobrado, desta forma, vale a pena pesquisar sobre qual é menor.

Outro ponto que podemos citar que se refere a um consórcio, é o fato de que, as vezes para que você consiga ser o contemplado você precisa esperar até 8 ou 10 anos, ou melhor, até o consórcio terminar, mas existe uma vantagem nisso tudo, as  parcelas são bem mais em conta do que as parcelas de um financiamento.

No entanto, é possível afirmar, que participar de um consórcio é muitas vezes bem mais vantajoso que participar de um financiamento, então veja agora, como funciona um financiamento.

O financiamento é ideal para quem tem pressa em adquirir o bem material desejado. Para você conseguir participar de um financiamento você precisa ir até uma agencia bancária ou uma financiadora, apresentar toda a documentação necessária exigida pela agencia e fazer o pedido da carta de crédito.

Este documento mostrará a você o valor que o banco vai te disponibilizar, porém, para que tudo isso seja efetuado, a agencia leva em consideração o perfil econômico do cliente que deseja o financiamento.

Com a carta de crédito já em mãos é possível você procurar o imóvel, ou o automóvel, ou qualquer outro bem material que deseja, porém que esteja dentro do valor estipulado.

Desta forma, aconselhamos que antes de você concluir a compra de algum bem através de um suposto financiamento, o ideal é você ir até a agencia e ver se o banco irá disponibilizar o financiamento a você.

Além disso, você precisa saber também, que no financiamento existem diversas taxas de juros altíssimas, que se colocadas a ponto do lápis, muitas vezes não compensa realizar o financiamento.

Porém, você precisa se informar qual é o banco que oferece o financiamento com a menor taxa, já que o percentual é estipulado pela agência.

Outro fator que deve ser levado em consideração ao fazer um financiamento, é que você precisa ter consciência de que todo mês você terá o valor estipulado para pagar a parcela.

Então, antes de optar por um financiamento, verifique todos os prós e os contras que existe. Passe, a saber, mais sobre um consórcio e opte por fazer um, pois não possui taxas de juros.

O consórcio te da mais estabilidade e tranquilidade, além de ser uma compra completamente programada, então faça um agora mesmo para você. Entre em contato com a Melhor Seguros e peça mais informações.

Para saber mais clique aqui e confira os Benefícios de ter um consórcio

Veja também

Como ficar na primeira página do Google

Ficar na primeira página do Google é necessário para qualquer empreendedor que deseje ter o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *